Life, the world and people teem many mysteries

A Vida, o mundo e as pessoas teem tantos mistérios...

Life, the word and people have many mysteries...

Quem sou eu - Who I'm

Minha foto
Brazil
... Just one person, one action to change the world and its concepts. We saw this with Gandhi with Napoleon, with Christ / Mohammed, with the election of Lula, with Mrs MPs complained that they killed in the Cemetery of Ferraz and many others. Maybe I have an idea, you have the answer can contain so many seek. This blog wants the participation of everyone, not just us but also comments suggesting topics, writing posts. This is a place for us to think together.

3 de jun. de 2011

RECICLAGEM, ATUALIZAÇÃO, INFORMÁTICA, LIXO ELETRONICO... ISSO É ECOLOGIA? - RECYCLING, UPDATE, DATA PROCESSING, ELECTRONIC WASTE ... THIS IS ECOLOGY?

Now I saw a documentary on managment Cable TV made ​​me think. Do you know how many releases of new TVs are launched every year? FOUR! Ie every three months the industry brings to market updates 4 TVs! Ie .. There is every 3 months the TV was already outdated okay! It may be because the new version is 0.05 inches thinner, has a more stylish model of control, an added function, half inch to more than size .. Not to mention the iPods they launch a new version every six months, a cell phone every two months and still cameras and camcorders and iPlayer and Tablet and laptop and iPhone, and smartphones e.. this by manufacturer! If we consider that this is repeated with each of the manufacturers of the equipment (below) will have an idea of how it is launched every year for decades.
Vi agora um documentário na Managment TV a cabo, que me fez pensar. Voces sabem quantos lançamentos de computadores são lançados anualmente?? QUATRO!! Ou seja a cada três meses a indústria coloca no mercado 4 atualizações de computadores! Ou seja.. há cada 3 meses seu computador  já era, tá ultrapassado!

 Pode ser porque a nova versão é 0,05cm mais fina, tem um modelo de controle mais estiloso, uma função a mais, meia polegada a mais de tamanho.. Isso sem falar das TVs que tem lançamento a cada seis meses, dos IPods que lançam uma versão nova a cada semestre, os celulares um a cada dois meses e câmeras fotográficas e iPlayer e filmadoras e Tablet e iPhone e laptop e  smartphones e.. isso por fabricante!!! Se considerarmos que isso se repete com cada um dos fabricantes desses equipamentos (quadro abaixo) teremos uma idéia de quanto é isso, lançado todos os anos, há décadas, no mercado.
A venda de computadores no 1º trimestre de 2011 apresentou um crescimento de 22% comparado ao mesmo período de 2010. Ao todo foram comercializados 3,6 milhões de máquinas (notebooks e desktops) nos primeiros três meses do ano. As informações são do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, feito pela consultoria IDC, divulgado em 17/05.
Considerando- se este número, até o final desse ano, teremos 14,4 MILHÕES de vendas!  68,6% dos equipamentos vendidos, foram para uso doméstico!! Ou seja, ao final de dezembro, enquanto Papai Noel no visita,  9,8784 MILHÕES de lares estarão com seus novos computadores e laptops porém... já que há cada três meses as fabricas teem lançamentos desses... 7,4088 MILHÕES já estarão com seus equipamentos defasados!!! Prontos para trocarem, outra vez, por modelos de novas versões ou novos designs,.
Vamos fazer um cálculo rápido, pelo menos 50% dessas aquisições SÓ do 1º trimestre/2011 não eram do primeiro computador, eram troca por modelos mais modernos, novas versões. A pergunta que não quer calar é..... onde foram parar os 1,8 MILHÕES de laptops e PCs descartados???? NO LIXO!! 
Quantos anos os componentes dos computadores demoram para serem reencorporados à Natureza???? Todos eles voltam??? Temos aterros, lixões ou alguma área específica para descartá- los? há algum trabalho/ setor das Companhias de Coleta de Lixo para tal descarte? Há uma política pública de meio ambiente para reciclagem sistêmica desse lixo? Resposta: NÃO!
Apesar de estarmos falando em milhões, estes números são apenas para “mandar emails”, não estamos falando dos números de celulares que, segundo dados preliminares da Abinee, foram de aproximadamente de 55 MILHÕES de telefones móveis comercializados no País, isso em 2010, já estamos em junho/2011, por este número, podemos projetar que já temos mais 22,91666666666667 MILHÕES de celulares novos circulando, apenas no Brasil!
Quantos celulares você tem? Quantas vezes, desde janeiro de 2010, até ler este artigo, você já trocou de celular? Vamos, mais uma vez, fazer uma conta por alto. Consideremos que 50% tenha trocado de aparelho, ano passado, teremos 27,5 MILHÕES de aparelhos descartados!!! com suas respectivas baterias!! a se juntarem aos notes e desks serão quase 30 MILHÕES de unidades a atulharem os lixões!! Se somarmos todos os outros que citamos no inicio deste artigo... dá até medo saber o resultado!!
 Agora, pergunto: você sabe de todos os recursos disponíveis em seu celular? Fora receber email, fotografar, filmar, agenda e eventualmente o GPS você usa os outros recursos? Quantas vezes já os usou? O seu computador faz tudo que você precisa? Abre a Internet, te dá acesso à rede? Abre os programas que você usa e precisa? Então, por que você precisa trocá- lo?????? Se você usa seu computador na rede doméstica, para usar teu email, MSN, redes sociais, conversas online, Office, photoshop e mais uns 20 programas, descarrega fotos, música e filmes e só, para que cargas d’água precisa de 5, 10, 20 Gigas?!?!?!?!? Se teu lap é de bolinha por que você precisa trocar por um listado???
Faço a mesma pergunta que fiz sobre os celulares: Quantos recursos do seu computador você usa?? Voce sabe todos que ele tem? Voce sabe por exemplo que não adianta mudar de computador para que tua conexão seja mais rápida? Que isso, você tem de cobrar da Telefônica (caso de SP)? Que é ela que dá a velocidade da tua conexão e não o teu equipamento?
 Claro que as fábricas de eletrônicos querem vender, eles são os primeiros a saber que os equipamentos deles, para a grande maioria dos consumidores tem vida útil de pelo menos 5/8 anos! Ou seja, rotatividade mínima, então o que fazer? Lança um com pontas arredondadas e cai de marketing pra cima da gente, lança um colorido e dá- lhe marketing, lança um sem fio e vamos de marketing, lança um com um recurso que jamais lembraremos que existe porque é totalmente dispensável mas... viva o marketing! e lá vamos nós na onda, comprando, gastando e entupindo o planeta de sucata!!
Chegamos a um ponto que até as ONGs Verdes, de Sustentabilidade, Defesa do Planeta e similares entraram nessa louca corrida consumista e nem se deram conta.
Pensemos, você realmente está insatisfeito com qualquer dos teus equipamentos eletrônicos? Eles não estão atendendo tuas necessidades? Voce não consegue fazer o que precisa no teu celular ou computador? Voce não consegue ouvir tua música no IPod? Voce tem mesmo de comprar outro? O modelo que aparece na propaganda é realmente fundamental para teu uso? Se uma das respostas é não, guarda teu dinheiro, faz uma poupança e nas tuas férias, vai viajar!! Será muito melhor pra tua alma e corpo e ainda ajuda a contribuir para a saúde do planeta.
fontes:




Um comentário:

  1. Gilmar Terra07/06/2011, 10:36

    UMA VISÃO GERAL
    “ Inevitavelmente construir alguma coisa sempre resulta na destruição de outra. ” Tudo o que se faz, independente dos fins sempre resulta em conseqüências sejam elas boas ou más. A lei da ação e contra-reação vai além da concepção física, ela é abrangente em todas as áreas do conhecimento humano inclusive nas relações sociais.
    A arte de pensar, raciocinar, virtude inerente somente aos seres humanos, deu a ele o poder de criar, desenvolver e construir. Ao longo da sua história o homem tem usado esta habilidade para melhorar as suas relações sociais e criar mecanismos que facilitam a vida. Um dia o homem inventou a roda, mas teve que destruir árvores, descobriu o ferro, mas teve que jogar florestas no chão para cavar minas.
    O tempo foi passando e inventamos a máquina a vapor, a energia elétrica, o motor a combustão, o plástico, a eletrônica, a micro eletrônica até chegarmos aos complexos sistemas digitais. O desenvolvimento de tecnologias sempre resulta na mudança da matéria que por sua vez proporciona duas coisas: O produto e o lixo.
    Paralelo a criação de novas tecnologias, evoluímos nas relações comerciais. Criamos a “moeda” e substituímos e sistema de compra e venda por troca de mercadorias pelo dinheiro. Evoluímos um pouco mais e criamos os bancos para guardar o dinheiro, criamos o cheque, criamos o crédito até chegarmos nos complexos sistemas financeiros que facilitam a compra de tudo o que é produzido.
    A fusão entre o desenvolvimento de novas tecnologias e os complexos sistemas financeiros resultou em um Macro Sistema Comercial. Criamos uma incontrolável máquina de comprar e vender onde a aceleração é controlada pelos chamados “Pacotes Econômicos”

    O LIXO
    O consumo acelerado de produtos, fruto da evolução tecnológica e econômica, produz mais lixo em todas as escalas.
    Especificamente o lixo eletrônico, tema da matéria, comparado com a produção de outros lixos é muito pequeno, alias, de um equipamento eletrônico 60% são polímeros ( acabamentos ) e apenas 40% é o lixo eletrônico. Destes 40% na média 10 % é material não toxico como a cerâmica utilizado na produção dos micro-resitores, capacitores e “chips” ; 30% é material Tóxico onde 20% são bateria e 10% outros elementos como o Silício e o germânio dopados com impurezas tetra e pentavalentes ).
    Na cidade de São Paulo assim como em outros lugares do Brasil existem comércios que recebem lixo eletrônico. Alguns destes componentes são colocado a venda para reposição de peça dos aparelhos antigos, outros são vendidos para a indústria petroquímica e os semicondutores vendidos as indústrias de matéria prima para indústrias eletrônicas.
    Em qualquer loja regulamentada que vende um celular a legislação o obriga a receber o antigo para descarte. Se a pessoa simplesmente colocar o equipamento no lixo, possivelmente um exército de catadores que trabalham por conta própria nos lixões vão encontrar este aparelho para transformar em moeda de troca..
    Existe uma política pública bem definida sobre o assunto. Em Julho do ano de 2000 O Conselho Nacional de Meio Ambiente ( CONAMA ) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 257 normatizando estas questões.
    Se o consumidor ler o manual do celular ( coisa que as pessoas geralmente não gostam de fazer ) encontrará um item específico onde o fabricante determina como deve ser realizado o descarte da bateria. Os manuais de outros produtos eletrônicos como televisores LCD e LED também trazem estas informações.
    Parece-me que as políticas sobre o assunto estão bem definidas o que falta e conscientização da população.
    Enfim, a comodidade e o conforto que os recursos tecnológicos oferecem tem um preço.
    O que vamos querer para o futuro ? Em julho será lançado o celular de imagens 3D. Você vai trocar o seu ?
    Gilmar Terra

    ResponderExcluir

Siga- nos no FACE, TWITTER e ORKUT, pesquise: Pensemos
Ajude a divulgar o Blog, espalhe pros amigos